EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTA N.01_2023 - PESQUISADOR MESTRADO PROJETO "NITERÓI SAUDÁVEL: SOL, ENERGIA LIMPA, CLIMA E CHUVAS NO ESPAÇO URBANO"
A Coordenação do Projeto PDPA/4462 do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) torna público o edital de seleção de bolsista, apoiado pela Fundação Euclides da Cunha e pela Prefeitura Municipal de Niterói, através de fundos do Plano Estratégico Niterói que Queremos (NQQ) – 2033, em parceria com a Universidade Federal Fluminense.
O edital de seleção oferece 01 vaga para Bolsa de Mestrado.
O projeto PDPA/4462 intitulado “NITERÓI SAUDÁVEL: SOL, ENERGIA LIMPA, CLIMA E CHUVAS NO ESPAÇO URBANO” possui três tópicos correlacionados que estão divididos em: 1) Energia Limpa; 2) Clima; 3) Chuvas.
O tópico “Energia Limpa” será desenvolvido no objetivo de avaliar o aproveitamento do potencial de geração de energia solar nos telhados da cidade para os edifícios públicos e privados. O mapa solar da cidade visará publicizar a informação do custo e da relação custo-benefício da tecnologia. O estudo para a elevação dos prédios públicos ao padrão NZEB também visa estimular a população de Niterói a gerar energia limpa em seus próprios telhados, o que por si influencia novos padrões de comportamento social e consumo consciente.
O tópico “Clima” tem por objetivo avaliar os efeitos das alterações da arborização urbana, das cores e dos materiais das vias urbanas sobre o clima da cidade. O estudo do clima urbano analisará o impacto da energia solar na formação das ilhas de calor na cidade para diferentes cenários para os quais usaremos diferentes arborizações, cores das pavimentações urbanas e cores dos telhados da cidade. Esse trabalho pretende fornecer dados objetivos para que os gestores públicos municipais possam especificar materiais e revestimentos para a cidade com conhecimento das consequências térmicas para ela.
O tópico “Chuvas” tem por objetivo o estudo de técnicas de infraestrutura verde para a drenagem de áreas urbanas vítimas de transtornos causados pelos bolsões de água de chuva. Esse estudo visa a melhoria da qualidade das condições de conforto urbano. A solução técnica dos jardins de chuva associada ao cabeamento subterrâneo das redes de distribuição elétrica será gradativamente aplicada na cidade e atenderá democraticamente toda a população na questão climática, estética e de segurança.
A presente seleção visa o tópico “Energia Limpa”