EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTÁGIO INTERNO NÃO OBRIGATÓRIO NO LABORATÓRIO DE TOLERÂNCIA IMUNOLÓGICA E HOMEOSTASE LINFOCITÁRIA (DEPTO. IMUNOBIOLOGIA)

Número: 
01/2020
Tipo: 
Errata: 
Não
Resultado do edital: 
Não publicado
Telefone do responsável: 
21988875939
Descrição: 

O presente Edital destina-se à seleção de estudantes devidamente matriculados (as) e frequentes no(s) curso(s) de Biomedicina, Ciências Biológicas e Farmácia da UFF para ocupar 01 vaga de estágio interno não obrigatório a ser realizado no Laboratório de Tolerância Imunológica e Homeostase Linfocitária (Depto. Imunobiologia), localizado no Instituto de Biologia: Campus do Gragoatá (Niterói/RJ), bloco M, 5º andar, sala 514. Para maiores informações, contactar o supervisor do estágio, Prof. Fábio Canto, através do email fabiocanto@id.uff.br.

Nota informativa: 
Os candidatos devem satisfazer os seguintes requisitos: a) Estar regularmente inscrito no Curso de Biomedicina, Ciências Biológicas ou Farmácia quando da assinatura do Termo de Compromisso e ao longo da vigência do mesmo; b) Atender aos requisitos estabelecidos pelo Colegiado de seu Curso de Graduação para realização de estágio curricular; c) Respeitar o período máximo estabelecido na Lei 11.788/08, de 24 meses de estágio na mesma instituição, caso tenha participado anteriormente do Programa de Estágio Interno - exceto quando se tratar de estagiário portador de deficiência, caso em que não haverá o limite de 24 meses; d) Estar matriculado nos Cursos supracitados a partir do 3º período; e) Ter cursado (ou estar cursando) a disciplina Imunologia; f) Ter coeficiente de rendimento (CR) ≥ 7,0. Atribuições do Estagiário: 1) preparar de soluções e meios de cultura estéreis. Com esta atividade, o estagiário estará capacitado a: (i) manipular sais químicos em capela de exaustão; (ii) determinar o pH da solução produzida; (iii) equilibrar seu pH com tampões ácido (HCl 1N) ou básico (NaOH 1N) e (iv) esterilizar a solução por filtração, em fluxo laminar, através de membrana 0.22 μm. 2) genotipar, por reação em cadeia da polimerase (PCR), as ninhadas de diferentes linhagens de camundongos utilizadas nos projetos de pesquisa desenvolvidos no laboratório. Com esta atividade, o estagiário aprenderá técnicas valiosas de biologia molecular, abrangendo extração de DNA da cauda dos animais, amplificação do material genético por PCR convencional e eletroforese do DNA amplificado em gel de agarose. 3) fenotipar, por citometria de fluxo, as ninhadas de diferentes linhagens de camundongos necessárias aos projetos de pesquisa do laboratório. Esta atividade possibilitará ao estagiário aprender diversas técnicas: (i) obtenção de sangue por meio do plexo retro-orbital; (ii) isolamento de leucócitos sanguíneos por gradiente de Ficoll; (iii) incubação das células com anticorpos monoclonais para determinação de seu fenótipo por citometria de fluxo. 4) monitorar os cruzamentos das linhagens de camundongos criadas no Biotério de Camundongos Imunodeficientes do Departamento de Imunobiologia, sendo responsável por renovar os casais e por efetuar os desmames das ninhadas maduras sexualmente. Com esta atividade, o estagiário aprenderá os critérios para determinação do sexo e idade dos animais, bem como os procedimentos adequados para sua criação.