Avaliação integrada do oitavo período

Número: 
01/2020
Errata: 
Não
Resultado do edital: 
Publicado
Telefone do responsável: 
21981122722
Descrição: 

O objetivo do projeto, no contexto de introdução à docência, é iniciar o bolsista na identificação dos pontos mais relevantes que deverão ser aprofundados pelos alunos no estudo individual, levando em consideração as possibilidades de integração. O bolsista deverá, então, em conjunto com o coordenador, planejar o roteiro, a gravação e a edição de vídeo aulas curtas em programas como OBS studio e ShortCut, que têm download gratuito. As videoaulas serão disponibilizadas aos alunos e, após o estudo, serão programadas atividades síncronas utilizando o Google Classrom para dirimir dúvidas e, posteriormente, os seminários integrados, com a utilização de casos clínicos, com a participação do bolsista. Além disso, avaliações de aprendizado serão organizadas e aplicadas através do Google Forms.
Espera-se que, ao final da sua participação, o bolsista tenha adquirido conhecimentos próprios relacionados à utilização do ensino remoto no ensino superior, seja capaz de identificar suas vantagens e desvantagens, e sugerir propostas para a maior efetividade dessa forma de aprendizagem. Além disso, o bolsista poderá ser um facilitador na identificação das dificuldades dos discentes no que se refere ao acesso à internet e às limitações pessoais na aprendizagem nesta modalidade.

Nota informativa: 
O processo seletivo será feito em conjunto com o projeto de ensino de Epidemiologia IV, uma vez que ambos os projetos acontecerão no oitavo período, no qual as atividades são integradas. O período de inscrição é de 23 a 26 de julho. As inscrições devem ser feitas através de e-mail enviado para o professor responsável pelo projeto. O discente que quiser se inscrever nos dois projetos deve mandar um e-mail para cada professor. É pré-requisito para a inscrição ter concluído o oitavo período do curso médico, e não estar no 12o. período, ou seja, poderão se inscrever os alunos das turmas 116 e 215. O processo de seleção ocorrerá entre os dias 27 e 29 de julho. O processo está detalhado abaixo e será administrado em conjunto, pelos professores responsáveis pelos projetos. Os prazos serão cumpridos rigorosamente, pela premência do tempo na liberação dos resultados. Leiam com atenção as etapas de cada data: Dia 27/07/2020 No início da manhã (até as 9h), será enviado por e-mail o trabalho a ser realizado, com prazo de 24 h para a entrega. O e-mail conterá uma solicitação para que o recebimento seja confirmado. É obrigatório confirmar o recebimento. O trabalho consiste em elaborar um caso clínico, com cerca de 10 perguntas e respostas dos temas de MIAI e EPI4 listados no material enviado. Os critérios de avaliação envolverão a criatividade, a integração entre os temas, a correção das respostas e o equilíbrio entre as questões. Dia 28/07/2020 Recebimento dos trabalhos até 9h, impreterivelmente. Até 17 h - Divulgação dos aprovados no trabalho teórico Dia 29/07/2020 Os discentes aprovados com nota mínima de 7,0 no trabalho teórico farão entrevista com a banca, por ordem alfabética, a partir de 9h, pela plataforma Google Meet. O link será enviado para o e-mail do discente. Cada entrevista terá duração aproximada de 15 minutos. A entrevista será sobre tecnologias de ensino remoto, sem cobranças profundas, mas no intuito de avaliar a familiaridade do discente com plataformas e outros recursos. A nota final será a média da nota do trabalho teórico e da entrevista. Em caso de empate, usaremos as notas das disciplinas. Há pontuação prevista para ações afirmativas (ver edital). Caso o discente tenha se inscrito em dois projetos, e sua nota seja a mais alta, ele terá que optar pelo projeto assim que sair o resultado, para liberar a vaga seguinte. Todas as comunicações serão por e-mail iduff. Os discentes que ainda não possuem ou não ativaram o seu e-mail devem fazê-lo o quanto antes. A banca do concurso será composta pelos professores Carlos Augusto Faria, Sandra Costa Fonseca e Giovanna Aparecida Balarini Lima. O edital foi divulgado também através do envio de comunicação para os emails das turmas 116 e 215, e para o Diretório Acadêmico Barros Terra.