EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA BOLSA IC-PDPA
PROJETO PDPA - O SISTEMA DE PREMIAÇÃO POR DESEMPENHO E A INTEGRAÇÃO DOS ÓRGÃOS DE SEGURANÇA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE NITERÓI
EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA BOLSA IC-PDPA
1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
O presente Edital destina-se à seleção de estudante devidamente matriculado(a) e frequente nos cursos de graduação da UFF, para ocupar quatro (4) vagas de iniciação científica no âmbito do projeto PDPA “O SISTEMA DE PREMIAÇÃO POR DESEMPENHO E A INTEGRAÇÃO DOS ÓRGÃOS DE SEGURANÇA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE NITERÓI”. A jornada de atividades será de 20 (vinte) horas semanais, com início no período de 01 de abril de 2021 a 31 de março de 2022; e de 01 novembro a 31 de outubro de 2022.
2. DA VAGA
2.1. DO TOTAL DAS VAGAS.
São previstas quatro (4) vagas para bolsista, podendo ter até 6 vagas, sendo duas (2) vagas na qualidade de participante voluntário (sem conceção de bolsa);
2.2. DURAÇÃO DA BOLSA.
A bolsa é anual, podendo ser renovada conforme critérios do PDPA, em conformidade com procedimento da Fundação Euclides da Cunha (FEC), gestora do contrato;
3. DA BOLSA
3.1. DO VALOR. Ao aluno bolsista selecionado será concedida uma bolsa no valor de R$ 450,00 (quatrocentos e cinquenta reais) mensais.
3.2. DO VÍNCULO. O aluno bolsista não poderá ter vínculo empregatício ativo ou acumular bolsas na UFF ou outra Instituição.
4. DOS PRÉ REQUISISTOS EXIGIDOS
4.1. Para concorrer à vaga, o estudante deve estar cursando graduação na UFF em Segurança Pública, Administração Pública, Políticas Públicas, Direito, Geografia, Ciências Sociais, Antropologia, Sociologia e Comunicação Social, com matrícula ativa e apresentar os seguintes pré-requisitos:
• Necessários:
• Estar matriculado na UFF es ter cursado o primeiro e o segundo períodos
• Ter Coeficiente de Rendimento (CR) acumulado acima de 7,0;
• Apresentar boa escrita: boa redação para escrita de relatórios e artigos científicos.
• Ter disponibilidade de 20h semanais, com no mínimo 2 períodos de 4 horas disponíveis no horário comercial (8:00 as 18:00) entre quarta-feira e sexta-feira.
• Desejáveis:
• Experiência/interesse nas áreas de segurança pública e políticas públicas;
• Conhecimento intermediário a avançado de pacote Office, em especial Microsoft Word e Excel para a escrita e realização de gráficos e análises estatísticas
• Organização e responsabilidade: entrega de resultados no prazo estipulado e registro das atividades realizadas ao longo de sua participação em forma de relatório.
• Pró-atividade e criatividade: Disposição para pensar adiante, propor soluções para problemas de pesquisa que serão encontrados ao longo do projeto.
• Disposição para auxiliar os professores na cotação e aquisição de equipamentos e insumos de pesquisa para a realização do projeto.
5. INSCRIÇÕES
5.1. Período: 26/02 a 07/03/2021 às 23:59
5.2. A inscrição deve ser realizada até às 23:59 do final do período de inscrição.
5.3. Forma de inscrição. O candidato deverá encaminhar, em uma única mensagem (somente será considerada a última mensagem recebida):
• Currículo LATTES em formato PDF;
• Declaração de matrícula em formato PDF (emitida pelo IDUFF ou pela respectiva coordenação);
• Cópia do histórico escolar em formato PDF emitido pelo IDUFF onde conste o CR acumulado emitido com base em 2020.1;
• Plano de estudo em formato PDF emitido pelo IDUFF ou equivalente para comprovar a disponibilidade de horário; e
• Como texto no corpo do e-mail ou arquivo em anexo, Carta de intenção, se apresentando e indicando as razões por que deseja participar do Projeto e por que seu perfil se adequa a vaga.
A inscrição deverá ser enviada para o e-mail: necso.ineac@gmail.com , com o texto no campo assunto: “Seleção de IC – Projeto PDPA”.
Não serão aceitos os candidatos que se inscreverem e enviarem documentação incompleta e/ou após o prazo.
5.4. Documentos necessários. Documentos listados no item 4.2.
6. DA SELEÇÃO
6.1. Etapas do processo de seleção:
• 1ª etapa: análise da documentação e checagem de atendimento dos critérios necessários.
• 2ª etapa: Avaliação do perfil do candidato com base na Carta de Intenção e Currículo para verificar a compatibilidade com as práticas e métodos do projeto.
Serão considerados selecionados os candidatos que obtiverem avaliação média acima de 5, em ordem decrescente para preenchimento da vaga e/ou composição de banco de espera. A validade do certame será de até 1 ano, período no qual os candidatos podem ser chamados para preencher a(s) vaga(s), no caso de desistência ou abandono.
7. DO RESULTADO
7.1. Data e local de divulgação do resultado.
O resultado da seleção será divulgado, por e-mail aos selecionados e na página editais UFF anexado a esse edital até o dia 13 de março de 2021.
8. DA ASSINATURA DO TERMO DE COMPROMISSO
8.1. Os candidatos serão convocados de acordo com a ordem de classificação.
8.2. Período para a celebração do Termo de Compromisso e demais documentos.
A celebração do Termo de Compromisso será realizada conforme Instrução da Fundação Euclides da Cunha (FEC), gestora do contrato do PDPA.
9. SOBRE O PROJETO.
9.1. Título do Projeto: O SISTEMA DE PREMIAÇÃO POR DESEMPENHO E A INTEGRAÇÃO DOS ÓRGÃOS DE SEGURANÇA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE NITERÓI
9.2. RESUMO:
Trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem de métodos mistos (quantitativa e qualitativa). Conjugando a análise de dados quantitativos de ocorrência criminal e pesquisa documental realizadas nos três primeiros meses de pesquisa e novamente após o primeiro ano de pesquisa, com entrevistas, grupos focais e observação de campo, entre o este projeto tem por escopo estudar o fluxo das instituições de Segurança Pública e Justiça Criminal, apontando para soluções de integração e articulação institucional entre a prefeitura de Niterói e o governo do estado do Rio de Janeiro. Para a construção da entrada de campo, ofícios serão preparados com pedidos de autorização para a realização de observação de campo na Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí, bem como junto à 2a Central de Inquéritos do Ministério Público Estadual com o intuito de observar em especial o registramento e denúncia dos casos envolvendo o indicador Letalidade Violenta. Procuraremos compreender e explicar as dificuldades de integração a articulação institucional a partir do estudo de diversos fatores: dos Registro de Ocorrência e Inquérito na Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí à denúncia ou arquivamento na 2a Central de Inquéritos do Ministério Público Estadual dos casos de Letalidade Violenta. Observaremos também, mediante autorização a ser requisitada por ofício, as reuniões em nível operacional do Sistema Integrado de Metas e da Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Sistema de Premiação Por Desempenho. Procuraremos realizar entrevistas com integrantes do Gabinete de Gestão Integrada Municipal e do Observatório da Segurança do município de Niterói. O objetivo é compreender o processo de implementação, monitoramento e gestão do sistema integrado de metas do governo do estado a partir da criação do Sistema Municipal de Gestão Integrada de Segurança Pública pela Lei Municipal No 3370, de 05 de setembro de 2018, em Niterói. Entre os principais resultados, espera-se que o projeto aponte para caminhos para que a Administração Pública Municipal consiga atingir as metas do Plano Estratégico Niterói Que Queremos e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para a redução dos casos de furtos, roubos e letalidade violenta no município. Dois produtos são previstos para serem entregues ao final da pesquisa: relatório final que subsidiará a publicação de livro e artigo científicos; e plataforma interativa pela internet para acesso aos dados coletados na pesquisa.
Niterói, 26 de fevereiro de 2021.