Construção do conceito de força de atrito com licenciandos em Física e estudantes do ensino médio
A força de atrito é um tema fundamental do conteúdo de Física na escola. Trata-se de um assunto de fácil contextualização com as atividades dia a dia, mas que, no processo de ensino tradicional, com aulas expositivas baseadas apenas nos formalismos matemáticos, tende apenas a se tornar em mais um fenômeno descrito por fórmulas e preceitos teóricos. Por outro lado, numa consulta bibliográfica pelo termos “atrito” e “ensino de física” vemos muitos artigos que analisam diversas situações - experimentais e teóricas - com o atrito e explicitando as limitações dos modelos mais simplificados de descrição dessa força dissipativa. Nesse sentido, este projeto de iniciação à docência objetiva uma compilação dos resultados bibliográficos relacionados ao atrito no ensino de física e o desenvolvimento de alguns aparatos experimentais com o propósito de criar materiais e sequências didáticas que visam facilitar a aprendizagem significativa de estudantes do ensino médio. O objetivo principal é a obtenção de sequências didáticas nas quais estudantes desenvolvam atividades relacionadas à força de atrito em questões cotidianas. Os bolsistas contemplados neste projeto deverão desenvolver atividades que envolvem tanto o estudo básico de teorias de aprendizagem quanto a construção de aparatos experimentais de baixo custo de forma produzir a sequência didática almejada e diferentes métodos de avaliação de aprendizagem. As atividades deverão ser realizadas no Laboratório de Pesquisa em Ensino e Divulgação da Ciência (LAPED/UFF), um grupo composto por professores e licenciandos do curso de Física. Os bolsistas realizarão esse trabalho sob a orientação do docente proponente, colaborando de maneira cooperativa com os demais membros do grupo LAPED. O objetivo é promover o ativismo, a autoria e o protagonismo, enquanto também estimular o interesse na pesquisa em ensino de Física. Este processo visa aprimorar a formação dos bolsistas para sua futura atuação como docentes.