BOLSISTA PARA APOIO ÀS ATIVIDADES ACADÊMICAS NÃO PRESENCIAIS. ABORDAGEM CONCEITUAL TRANSVERSAL A FÍSICA POR ATIVIDADES, FÍSICA 1, CÁLCULO 1A E CÁLCULO 2A
O objetivo é a produção de material didático, por escrito, e em vídeos, visando o entendimento conceitual de tópicos de mecânica e cálculo. Será organizado inicialmente com a proposição de realização de um experimento a ser realizado pelo aluno (queda livre), e um experimento visualizado por vídeo (sistema massa-mola). Os resultados destes experimentos serão analisados pelos alunos, usando atividades orientadas, propostas em vídeos, com a utilização de planilhas eletrônicas (fartamente utilizadas nos outros tópicos). Os tópicos de cálculo diferencial e integral serão introduzidos para resolver os tópicos subjacentes aos experimentos e conceitos físicos abordados. Por exemplo, o conceito de derivada será apresentado ao estudar a queda livre, visando associar a velocidade instantânea à inclinação da reta tangente à curva, e extensão do conceito para outros movimentos. O teorema fundamental do cálculo também será introduzido “com as mãos” de modo a estender o teorema trabalho-energia cinética a forças não constantes. Os tópicos serão assim divididos: (1) queda livre e derivada; (2) teoremas trabalho-energia cinética e fundamental do cálculo; (3) conservação da energia e sistema massa-mola.