Formação docente e educação maker: Vivências colaborativas interdisciplinares na formação inicial docente

Número: 
P94
Órgão responsável: 
Errata: 
Não
Resultado do edital: 
Não publicado
Telefone do responsável: 
21993141113
Descrição: 

O presente projeto visa promover o desenvolvimento de competências para o trabalho com a Educação Maker, sob a influência do Movimento Maker, objetivando fomentar uma nova formação inicial docente que corrobore para reaver a utilização pedagógica de elementos tecnológicos contemporâneos no desenvolvimento de uma práxis transformadora, nas disciplinas de química e matemática da educação básica, oferecidas no ColuniUFF, no âmbito do projeto mais ciência nas escolas (CNPq/MCTI/FNDCT). O ColuniUFF e outras 89 escolas do estado do Rio de Janeiro, contemplados pelo edital n° 13/2024, iniciam em 2025 a construção de laboratórios makers em suas escolas. Para além de acompanhar a construção e a gestão dos recursos obtidos para este fim, desejamos envolver os licenciandos e futuros professores na implementação deste projeto, a fim de que possamos promover a vivência na pesquisa e seleção de propostas didático-pedagógicas para os processos de prototipação, construção ou restauração de produtos, físicos ou digitais, relacionando tais processos à conteúdos científicos, mas também a discussão crítica a cerca desta demanda, que se faz presente nos cursos de licenciatura e no nosso fazer docente. Nos apoiamos nos estudos de Éliton Meireles de Moura, sobre Formação Docente e Educação Maker e nos trabalhos de Lilian Bacich e José Moran, que evidenciam a intrínseca relação do uso de tecnologias educacionais com metodologias ativas. Tem-se com isso, a expectativa de que o projeto venha contribuir para a formação de professores e para as aprendizagens das ciências exatas e da natureza, associadas aos avanços tecnológicos amplamente presentes na sociedade, a fim de evitar a estagnação da profissão docente, numa prática totalmente alheia aos progressos da sociedade, fazendo com que a mesma seja entendida como desvalorizada e secundária.