Aperfeiçoamento do ensino e aprendizado em Fisiologia
Enviado por RACHEL em ter, 25/08/2020 - 15:56Edital para Seleção de monitor Voluntário da disciplina Fisiologia V (Enfermagem)
Edital para Seleção de monitor Voluntário da disciplina Fisiologia V (Enfermagem)
Dentro do processo de ensino-aprendizado, é fundamental buscar constantemente formas para aperfeiçoá-lo a fim de assegurar que os estudantes estejam preparados para enfrentar futuros desafios no decorrer de seus cursos e após a graduação. Nesse contexto, conhecer as preferências individuais quanto ao estilo de aprendizado é uma das estratégias que possibilitam o corpo docente tornar-se mais sensível à diversidade de estratégias de ensino necessárias para atingir mais estudantes e de forma mais eficaz.
O presente edital visa selecionar alunos de medicina para participar como monitores voluntários na disciplina Fisiologia VI, dentro do projeto de monitoria Aplicação dos conceitos básicos da fisiologia na prática clínica (MFLP0021). A proposta é a de elaborar ferramentas de ensino, incluindo casos clínicos para serem utilizados na discussão dos principais conceitos em fisiologia.
O edital visa selecionar monitor(a) voluntário(a) para a disciplina de Fisiologia de Órgãos e Sistemas (MFL00050), voltada para alunos do curso de graduação em Biomedicina/UFF e coordenada pela profa Natália Galito Rocha Ayres.
O projeto visa identificar diferentes estilos de aprendizagem (EA) dos alunos [visual (V), auditivo (A), leitura/escrita (R) e cinestésico (K)], via questionário VARK, servindo como instrumento pedagógico e na aplicação de avaliações formativas. Atividades serão propostas aos grupos (formados conforme EA preferencial), para que expliquem os conceitos de fisiologia através de: Grupo V [imagens (cards/gráficos)]; Grupo A (podcasts/letras de música); Grupo R (textos/mapas conceituais); Grupo K (resolução de estudos dirigidos com exemplos reais).
Destina-se a promover a parceria de alunos interessados no estudo da Farmacologia aplicada à Clinica, projeto destinado ao 6º, 7º e 8º períodos que irá contribuir para uma formação profissional mais abrangente, valorizando os 6 passos da PRM propostos pela OMS e promover o ensino com maior interação das bases teóricas da farmacologia com aspectos práticos e éticos da prescrição médica.
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