EDITAL DE MONITORIA (GCI) Nº 15/2025
2.DAS INSCRIÇÕES
2.1 Período: 01 a 10 de julho de 2025.
2.2 Formulário eletrônico para inscrição: https://app.uff.br/monitoria/
2.3 Pré-requisitos: terem cursado a disciplina “Fontes de informação gerais e especializadas” (GCI00127) e obtido nota igual ou superior a 7,0 (sete) na referida disciplina.
3. DOS DOCUMENTOS EXIGIDOS DO ALUNO PARA A EFETIVAÇÃO DA INSCRIÇÃO
3.1 Declaração de regularidade de matrícula emitida pelo idUFF atualizada.
3.2 Histórico escolar emitido pelo idUFF com a nota da disciplina vinculada ao projeto.
Os documentos atualizados podem ser obtidos por meio de acesso ao idUFF (https://app.uff.br/iduff/) e deverão ser enviados através do formulário da inscrição: https://forms.gle/vMAzvy2tpoFsoCEw7.
A inscrição somente será deferida se houver o envio da documentação pelo formulário eletrônico.
4. DA SELEÇÃO
4.1 Data: 01 de julho a 15 de julho de 2025.
4.2 Serão utilizadas como critério de seleção duas avaliações:
4.2.1 Avaliação da nota da disciplina associada ao projeto.
4.2.2 Entrevista realizada de forma síncrona, por videoconferência, pela banca examinadora e professor orientador; cujo resultado será traduzido em nota. A entrevista será realizada entre os dias 11 e 14 de julho de 2025, via Google Meet. O link e o horário exato da entrevista serão enviados aos candidatos(as) por e-mail.
4.3 Ementa relativa ao Projeto objeto do concurso:
A monitoria possibilita que o monitor adquira experiência no ensino de graduação a partir da prática em sala de aula e a interação com os alunos. A monitoria é um momento único para aqueles alunos de graduação que almejem seguir uma carreira acadêmica depois de formados, cursando uma pós-graduação. O monitor terá a oportunidade de estabelecer contato com os alunos, adquirindo conhecimento prático a partir da observação de estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas em sala de aula e do convívio acadêmico com o orientador. O projeto de monitoria contribui para o processo de ensino-aprendizagem, dado que promove a interação acadêmica e o desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas com as metodologias ativas de aprendizagem usadas na construção de saberes e conhecimentos. As características de Iniciação à Docência visam incentivar o monitor para iniciar uma carreira acadêmica, participando de diversas atividades curriculares sob orientação de um professor. O projeto de monitoria tem como objetivos (para os alunos): garantir o apoio educativo contínuo e propiciar condições favoráveis para a produção e discussão de conteúdos e desenvolvimento de atividades avaliativas; (para monitor): criar um espaço de oportunidades para desenvolver atividades inerentes à docência.