PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA - 2021 - Projeto: Arquivística: conceitos, funções, enquadramentos (GCIA0006)
Enviado por RENATO DE MATTOS em qua, 07/07/2021 - 20:37
Número:
001
Órgão responsável:
Tipo:
Errata:
Não
Resultado do edital:
Não publicado
Telefone do responsável:
21) 2629-9783
Email:
Descrição:
1. DA IDENTIFICAÇÃO
1.1 Unidade: Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS)
1.2 Departamento: Ciência da Informação (GCI)
1.3 Título e Código do Projeto: Arquivística: conceitos, funções, enquadramentos (GCIA0006)
1.4 Disciplinas vinculadas ao Projeto: GCI00160 - FUNDAMENTOS ARQUIVÍSTICOS I
1.5 Professor Orientador vinculado ao Projeto: Renato de Mattos
1.6 Número de vagas: 01(uma) vaga para monitor voluntário
Nota informativa:
2. DAS INSCRIÇÕES
2.1 Período: 12, 13 e 14 de julho de 2021.
2.2 Inscrição: Considerar-se-á inscrito o candidato(a) que enviar e-mail (gci.iacs@id.uff.br) com os documentos listados nos itens 3.1 e 3.2.
2.3 Pré-requisitos: terão as inscrições homologadas os candidatos que já tiverem cursado a disciplina GCI00160 - FUNDAMENTOS ARQUIVÍSTICOS I e que obtiveram um rendimento igual ou superior a nota 7,0 (sete) na mesma.
3. DOS DOCUMENTOS EXIGIDOS DO ALUNO PARA A EFETIVAÇÃO DA INSCRIÇÃO
3.1 Declaração de regularidade de matrícula emitida pelo Iduff.
3.2 Histórico escolar emitido pelo Iduff.
Os documentos podem ser obtidos por meio de acesso ao Iduff (https://app.uff.br/iduff/) e deverão ser enviados para o Departamento de Ciência da Informação (GCI) via e-mail (gci.iacs@id.uff.br). Por gentileza, informar no campo de assunto do e-mail: Inscrição Monitoria Voluntária 2021.
4. DAS AVALIAÇÕES
4.1 Data e horário: dias 15 e 16 de julho de 2021. Instruções quanto ao formato da avaliação e demais orientações serão enviados com um dia de antecedência aos e-mails dos candidatos.
4.2 Serão utilizados como critério de seleção duas avaliações:
4.2.1) Avaliação do Coeficiente de Rendimento do candidato(a).
4.2.2) Entrevista realizada de forma síncrona, por videoconferência, cujo resultado será traduzido em nota. A entrevista será realizada no dia 16/07/2021, via Google Meet. O link e o horário exato serão enviados ao candidato(a) por e-mail com um dia de antecedência.
O(a) candidato(a) selecionado(a) como monitor voluntário será aquele(a) que obtiver a maior nota final, resultante da média entre o Coeficiente de Rendimento e a entrevista.
4.3 Ementa relativa ao Projeto objeto do concurso: No âmbito do currículo do curso de graduação em Arquivologia, a disciplina Fundamentos Arquivísticos I cumpre a dupla função de inserir o(a)s aluno(a)s ingressantes em um universo conceitual novo e de promover o adequado acolhimento ao ambiente acadêmico universitário. Nesse sentido, alinhados às diretrizes expressas no Plano de Desenvolvimento Institucional (2018-2022) da Universidade Federal Fluminense, o projeto objetiva o planejamento e a aplicação de dinâmicas capazes de promover simultaneamente o ensino dos aspectos teórico-metodológicos específicos da área arquivística - notadamente os principais conceitos, terminologias, legislação e história dos arquivos e da Arquivologia - e a efetiva integração dos estudantes ao curso e à Universidade. A consecução de tais objetivos pressupõe a articulação das aulas expositivas com estratégias de ensino-aprendizagem que permitam uma maior interlocução com o corpo discente por meio dos recursos disponíveis nos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) utilizados.
4.4 Bibliografia indicada:
• BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Arquivo: estudos e reflexões. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
• COUTURE, Carol; ROUSSEAU, Jean-Yves. Os fundamentos da disciplina arquivística. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1998.
• DELMAS, Bruno. Arquivos para quê? São Paulo: Instituto FHC, 2010.
• DUCHEIN, M. O respeito aos fundos em arquivística: princípios teóricos e problemas práticos. Arquivo & Administração. Rio de Janeiro, v.10-14, n.1, p. 14-33, abr. 1982/ago.1996.
4.5 Nota mínima para aprovação: 7,00 (sete).
4.6 Critérios de desempate. Avaliação escrita com base no conteúdo da disciplina vinculada ao projeto, a ser realizada no dia 19 de julho de 2021, tendo como apoio a bibliografia indicada no item 4.4. O link e demais orientações para realização da avaliação serão enviados por e-mail, diretamente ao candidato(a) com um dia de antecedência.
4.7 Data e local da divulgação dos resultados. 20 de julho de 2021, via Portal do IDUFF
(https://app.uff.br/iduff/);
4.8 Instâncias de recurso. A interposição de recurso ao resultado do processo seletivo deverá ser feita junto ao Departamento de Ciência da Informação (GCI) via e-mail (gci.iacs@id.uff.br). O prazo para interposição de recurso é de até 72 (setenta e duas) horas após a divulgação dos resultados do processo seletivo, contadas automaticamente pelo Sistema de Monitoria. O prazo para a interposição de recurso junto à Comissão de Monitoria é de até 72 (setenta e duas) horas após a ciência do resultado da análise do recurso interposto junto ao executante responsável pelo projeto.
5. DA ACEITAÇÃO DA VAGA
O candidato classificado no processo seletivo terá o prazo de 3 dias, após a liberação do resultado do processo seletivo, para aceitar a monitoria voluntária em comunicação ao Coordenador de Monitoria do Executante. Será considerado desistente o candidato que não
cumprir o prazo estabelecido.
6. DA ASSINATURA DO TERMO DE COMPROMISSO
Os candidatos classificados deverão encaminhar ao endereço eletrônico da Secretaria que atende o Departamento/Coordenação de Curso (gci.iacs@id.uff.br) o Termo de Compromisso, devidamente assinado, gerado pelo Sistema de Monitoria, ou a declaração de que aceita as cláusulas do Termo de Compromisso no prazo de 02 dias após o aceite no Sistema de Monitoria.
7. DISPOSIÇÕES GERAIS
7.1 Os candidatos que tiverem ingressado na UFF por política de ação afirmativa terão a média final multiplicada por 1,4, se a média final for igual ou superior a sete, resultando num valor máximo final de 10, correspondendo à proporção de alunos ingressantes por ações afirmativas na UFF;
7.2 Os candidatos deverão enviar por e-mail (gci.iacs@id.uff.br) declaração de ação afirmativa de ingresso na Universidade para comprovar o direito ao bônus. Por gentileza, informar no campo de assunto do e-mail: Declaração de Ação Afirmativa;
7.3 As candidatas que estiverem na condição de mães com filhos com idade até 5 (cinco) anos de idade terão a média final multiplicada por 1,2, se a média final for igual ou superior a sete, resultando num valor máximo final de 10;
7.4 As candidatas deverão enviar por e-mail (gci.iacs@id.uff.br) certidão de nascimento do(s) filho(s) para comprovar o direito ao bônus. Por gentileza, informar no campo de assunto do e-mail: Certidão de nascimento;
7.5 É vedada a aplicação simultânea dos bônus definidos nos itens 7.1 e 7.3 à mesma candidata, devendo ser aplicado o bônus de maior valor;
7.6 O aluno aprovado e classificado no processo seletivo para um Projeto de Monitoria deverá estar regularmente inscrito em pelo menos uma disciplina de Graduação quando da assinatura do termo de compromisso;
Palavras-chave: