Monitoria de Apoio à Inclusão do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais
O sistema universitário brasileiro insere-se no movimento em prol da inclusão, e busca enfrentar o desafio para a superação de uma educação que, historicamente, tem se notabilizado por categorizar e segregar as pessoas que não se enquadram nos padrões idealizados. Sabe-se que cada ser humano é único e, portanto, podem ser necessários ajustes individuais ou coletivos para um melhor aproveitamento durante a formação universitária. No caso da pessoa com deficiência, tais adaptações são imprescindíveis para garantir a igualdade de oportunidades. Dependendo do tipo e do grau de uma deficiência, seja ela física, sensorial, intelectual ou múltipla, podem existir barreiras no meio universitário que dificultem ou até mesmo impeçam a plena realização da vida estudantil. O curso de graduação em Ciência Ambiental já conta com vários alunos diagnosticados com deficiência intelectual (DI), discalculia, transtorno de déficit de atenção (TDA), transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), e transtorno do espectro autista (TEA). Nem todos os obstáculos podem ser contornados com ações físicas e pontuais de acessibilidade, por isso a importância do Monitor de Apoio à Inclusão do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), para garantir a inclusão e permanência desses alunos.