Métodos alternativos para aprendizagem na Parasitologia: inovação e inclusão
A Parasitologia é importante na formação do profissional da área de saúde, em especial por vivermos em um país em desenvolvimento, onde as parasitoses podem acarretar graves problemas de saúde coletiva com significativos ônus sociais e econômicos. A vivência destes profissionais em formação, associada à prática educativa possibilitará melhor compreensão, desempenho e aplicação de conhecimentos, favorecendo uma construção compartilhada de saberes potencializando a difusão de informações, o diagnóstico, e controle de parasitoses. As Disciplinas de Parasitologia estão inseridas no currículo de quase todos os cursos da área da saúde, como disciplina obrigatória e/ou optativa, com atividades teóricas e laboratoriais semanais. A presença de monitores é essencial possibilitando uma construção de saberes mediada por atores diversos, tanto nas atividades práticas associadas ao laboratório quanto nas teóricas através da discussão de seminários e artigos. Além da participação nas atividades presenciais, o papel dos monitores como mediadores em atividades e ferramentas de ensino à distância, como a Plataforma Moodle, tem enriquecido e permitido uma ampliação do tempo de contato entre os sujeitos envolvidos e os conteúdos abordados, dinamizando a comunicação e melhorando o processo de ensino e aprendizado. A inserção do monitor na disciplina possibilita que o mesmo aprofunde seus conhecimentos sobre a área, a partir e junto com o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes inseridos na disciplina.