Os sentidos da sociologia escolar brasileira a partir dos livros didáticos
Conforme as normas do Edital 10/PROLICEN, para a seleção de uma (1) bolsa (Ampla Concorrência), segue, em anexo, o projeto: Os sentidos da sociologia escolar brasileira a partir dos livros didáticos. O projeto é coordenado por mim, Andréa Lúcia da Silva de Paiva, professora do Departamento de Ciências Sociais da UFF/Campos. A pesquisa centra nos estudos sobre o Ensino de Sociologia e Antropologia na Educação Básica e tem como objetivo pesquisar sobre o uso dos livros didáticos em sala de aula pelos professores da Sociologia Escolar mediante a reforma do ensino médio. A proposta está em compreender quais conceitos, teorias e/ou temas se encontram presentes (ou não) nessas obras; quais são apresentados como desafiante à didática e à formação docente; em que medida abordagens como, por exemplo, a questão ou narrativas sobre religiosa aparece (ou não) nessas obras são manifestadas em sala de aula? O trabalho resultará em Postagens Sociológicas sobre as temáticas, teorias e/ou conceitos de maior desafio serão que serão elaboradas e inseridas em redes sociais, dentre elas, do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Ciências Sociais (LAPECS). Por meio desse projeto, visamos contribuir para o processo de aprendizagem das/os licenciandas/os na área de Ciências Sociais e para a formação continuada docente.