Edital de processo seletivo para Monitor/a do Projeto "Literatura na formação do leitor-autor"
O projeto objetiva aproximar o(a)estudante/monitor(a) das práticas de leitura literária, da formação do leitor na educação básica e na universidade, das diferentes experiências mediação de leitura. Atentos às dimensões estética, ética e política da formação docente, considera-se a relação direta entre formação literária e formação humana. O ensino na contemporaneidade impulsiona a criação de outras estratégias de comunicação para estudo. A monitoria contribuirá para: iniciação à docência; ativação do interesse dos estudantes pela arte literária; mobilização e acompanhamento para criação de produtos acadêmicos e literários em canais de podcast e Youtube, entre outros. Para o trabalho do monitor inclui-se a orientação da organização didática de dados no Canva ou Power Point, videogravação de rodas de conversa, entrevistas, entre outras vias de produção de trabalhos dos estudantes. Todas as ações do monitor estão implicadas no processo de iniciação à docência tecnologicamente inovadora uma vez que, estando em contato com as demandas da disciplina e dos estudantes, atuará como facilitador da aprendizagem, familiarizando-se, assim, com as funções docentes.