A PRÁXIS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR/PESQUISADOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: AS CONTRADIÇÕES DO TRABALHO PEDAGÓGICO FRENTE AS TRANSFORMAÇÕES DA CHAMADA REVOLUÇÃO 4.0
O presente projeto assume como princípio a dialética entre teoria e prática – ou seja, a práxis –, elemento indispensável à formação do professor de Educação Física. O projeto busca contribuir para que os bolsistas envolvidos se identifiquem como sujeitos os quais, muito embora acessem a realidade pela sua face empírica ou por sua dimensão fenomênica, possam superar tal perspectiva à medida que passem a acessar os nexos constitutivos do conhecimento concreto. Para que haja um avanço neste processo, será dada a devida importância às análises e às ações coletivas na formulação da concepção de práxis como fundamento da formação docente. Faz-se necessário, assim, questionar qual o significado ontológico da práxis para a formação de professores efetivamente críticos? O materialismo histórico e dialético, a Pedagogia Histórico-Crítica e a Psicologia Histórico-Cultural são, respectivamente, as dimensões político-filosófica, crítico-pedagógica e psíquico-social sobre as quais sustentamos uma concepção de Educação Física signatária da abordagem Crítico-Superadora. Portanto, tendo como ponto de partida a crítica acumulada a partir da conjuntura na qual foi produzida a BNCC e o discurso em defesa da sua introdução nas escolas e do seu suposto caráter inovador atrelado às novas tecnológicas da informação, as quais emergem da chamada Revolução 4.0, este projeto tem por objetivo: 1) avançar de forma sistemática na crítica aos fundamentos da Escola Nova, identificando suas expressões nas políticas públicas de educação da segunda década do século XXI; 2) identificar como professores de Educação Física de escolas públicas localizadas no município de Niterói, têm se posicionado frente a esta conjuntura de implementação da BNCC e do novo aparato tecnológico-plataformizado; 3) compreender quais têm sido as implicações didático-pedagógicas deste processo no trabalho educativo junto aos professores de Educação Física, inicialmente localizados em três escolas da educação básica do município de Niterói (uma municipal, uma estadual, uma federal).