Graduação

Pré-Vestibular Popular Escrevivência

Número: 
02/2024
Órgão responsável: 
Telefone do responsável: 
21979850096
Errata: 
Não
Descrição: 

1.1. O Pré-Vestibular Popular Escrevivência tem uma proposta político-pedagógica que
objetiva estrategicamente o acesso universal ao Ensino Superior e que entende o vestibular
como um instrumento que reproduz as desigualdades estruturais da sociedade. Por isso, nossa
ação é dedicada à formação contínua do ser humano, na compreensão de que o acesso à
universidade deve ser universalizado à classe trabalhadora. Não é, portanto, meramente uma
competição técnica e individual dedicada a formar estudantes para a busca de uma vaga na

PROGRAMA DE TUTORIA TGM 2025/ EDITAL DE PROCESSO SELETIVO

Número: 
01/2025
Órgão responsável: 
Telefone do responsável: 
(21) 2629-5208
Errata: 
Não
Resultado do edital: 
Não publicado
Descrição: 

Programa de Tutoria para o curso de graduação em Engenharia Mecânica, relativo ao 1º e 2º semestres do ano letivo de 2025, doravante denominado Programa de Tutoria 2025, conforme EDITAL PROGRAD/UFF N° 6, DE 22 DE OUTUBRO DE 2024, e que estabelece critérios para a operacionalização do Programa de Tutoria de 2025, com vistas ao ano letivo de 2025.

Edital de Seleção de Bolsistas de Extensão do Departamento de Físico-Química do Instituto de Química da Universidade Federal Fluminense – 2025.

Número: 
GFQ 01/2025
Órgão responsável: 
Telefone do responsável: 
21999913594
Errata: 
Não
Resultado do edital: 
Não publicado
Descrição: 

Edital de Seleção de Bolsistas de Extensão do Departamento de Físico-Química do Instituto de Química da Universidade Federal Fluminense – 2025.

Processo Seletivo para Tutoria PROGRAD/TEE/TGE 2025.1

Número: 
1
Telefone do responsável: 
21 96758-2477
Errata: 
Não
Descrição: 

– Título do Projeto: Tutoria Acadêmica para o Curso de Engenharia Elétrica

Número de vagas oferecidas: 6 VAGAS das quais 4 para nivelamento, 1 para acompanhamento e 1 para acolhimento

Formação docente e educação maker: Vivências colaborativas interdisciplinares na formação inicial docente

Número: 
P94
Órgão responsável: 
Telefone do responsável: 
21993141113
Errata: 
Não
Resultado do edital: 
Não publicado
Descrição: 

O presente projeto visa promover o desenvolvimento de competências para o trabalho com a Educação Maker, sob a influência do Movimento Maker, objetivando fomentar uma nova formação inicial docente que corrobore para reaver a utilização pedagógica de elementos tecnológicos contemporâneos no desenvolvimento de uma práxis transformadora, nas disciplinas de química e matemática da educação básica, oferecidas no ColuniUFF, no âmbito do projeto mais ciência nas escolas (CNPq/MCTI/FNDCT).

PROLICEN - Atlas Escolar de Angra dos Reis: Produção de material didático com professores

Número: 
072
Telefone do responsável: 
21975088451
Errata: 
Não
Resultado do edital: 
Publicado
Descrição: 

Dispõe sobre a seleção de 1 (um) bolsista do Programa Licenciaturas 2025 para o desenvolvimento do Projeto: Atlas Escolar de Angra dos Reis: Produção de material didático com professores.

Edital 54/2025 - Seleção para o projeto Implementação de Clubes da Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Número: 
54/2025
Telefone do responsável: 
21 2629-2006
Errata: 
Não
Descrição: 

Seleção de alunos matriculados no curso de Licenciatura em Matemática ou Licenciatura em Pedagogia, a partir do 2° período, para atuação como bolsista no projeto Implementação de Clubes da Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Clube da Matemática : Construindo Ambientes de Aprendizagem nas Escolas Municipais de Niterói e Ampliando Possibilidades

Número: 
55/2025
Telefone do responsável: 
(21) 2629-2158
Errata: 
Não
Resultado do edital: 
Publicado
Descrição: 

Seleção de alunos matriculados no curso de Licenciatura em Matemática, a partir do 2° período, para atuação como bolsista no projeto Clube da Matemática: Construindo Ambientes de Aprendizagem nas Escolas Municipais de Niterói e Ampliando Possibilidades.

PROLICEN/2025 - EMAR+: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ANTIRRACISTA COM INTERAÇÕES MULTIDISCIPLINARES – Uma proposta de interação com a química

Número: 
P89/2025
Órgão responsável: 
Telefone do responsável: 
+55 (21) 2629-2006
Errata: 
Sim
Descrição: 

Este edital tem como objetivo promover a seleção de um(a) bolsista por meio do PROLICEN/2025 para atuar em atividade da educação básica do Colégio Universitário Geraldo Reis (COLUNI-UFF) em parceria com o projeto de Educação Matemática Antirracista (EMAR) vinculado ao Instituto de Matemática e Estatística (IME) da UFF.

Combatendo o Negacionismo Científico nas Escolas Públicas

Número: 
96/2025
Órgão responsável: 
Telefone do responsável: 
979850096
Errata: 
Não
Descrição: 

O projeto propõe desenvolver atividades pedagógicas que combatam o negacionismo científico nas
escolas estaduais CIEP Ruy Frazão (Engenho do Mato) e Sousa Soares (Várzea das Moças), localizadas
em Niterói. Com o protagonismo da equipe de profissionais da educação de cada escola, é feito um
levantamento sobre os negacionismos mais recorrentes e os impactos sobre a realidade escolar, de
forma a subsidiar a formulação de ações pedagógicas que expressem a importância da relação entre

Páginas