DMO; SSE/FEUFF

Seleção de Monitor/a para o Projeto “Ensino Colaborativo: educação especial na perspectiva da Educação Inclusiva”

Número: 
SSEA0010 Edital 2
Tipo: 
Órgão responsável: 
Telefone do responsável: 
41988247425
Errata: 
Não
Descrição: 

O projeto tem como objetivo desenvolver a formação docente inclusiva alicerçada no direito à educação, com vistas a garantir o acesso, a participação e a aprendizagem de todos os estudantes, independentemente de suas condições e especificidades. Tal desafio implica o desenvolvimento de práticas pedagógicas que reconheçam e acolham a diferença humana, considerando a individualidade na coletividade da sala de aula regular, alicerçadas sob os princípios éticos, estéticos, sociais e políticos (ONU, 1948). Essa perspectiva, necessariamente, deve constituir a formação da/o Pedagoga/o.

Seleção de Monitor/a para Projeto “Literatura Infantil e Pedagogia: elementos para uma formação humana e responsável”

Número: 
SSEA0011 - Edital 2
Tipo: 
Órgão responsável: 
Telefone do responsável: 
41988247425
Errata: 
Não
Descrição: 

O projeto tem por objetivo central qualificar a formação da/o monitora/or do curso de Pedagogia nas disciplinas Educação Infantil e Pesquisa e Prática Educativa II, considerando os preceitos preconizados na LDBEM 9394/96, nas DCNEI/2010 e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (Resolução, n. 2/2015), em cotejo à prática da leitura de literatura infantil na formação em Pedagogia.

Seleção de Monitor/a para Projeto “Literatura Infantil e Pedagogia: elementos para uma formação humana e responsável”

Número: 
SSEA0011 - Edital 2
Tipo: 
Órgão responsável: 
Telefone do responsável: 
41988247425
Errata: 
Não
Descrição: 

O projeto tem por objetivo central qualificar a formação da/o monitora/or do curso de Pedagogia nas disciplinas Educação Infantil e Pesquisa e Prática Educativa II, considerando os preceitos preconizados na LDBEM 9394/96, nas DCNEI/2010 e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (Resolução, n. 2/2015), em cotejo à prática da leitura de literatura infantil na formação em Pedagogia.

Seleção de Monitor/a Voluntário/a para Projeto “Pesquisa e Prática Educativa para o curso de Letras: avaliação de atividades escritas“

Número: 
SSEA0002 Monitoria Voluntári
Tipo: 
Órgão responsável: 
Telefone do responsável: 
41988247425
Errata: 
Não
Descrição: 

O projeto de monitoria dirige-se ao atendimento extraclasse de estudantes dos componentes curriculares Pesquisa e Prática Educativa (I a VI) das oito Licenciaturas em Letras da UFF. O foco está na orientação a estudantes quanto às atividades escritas produzidas nas disciplinas, tanto aquelas dirigidas à reflexão teórica, quanto às destinadas às turmas do campo de estágio supervisionado: projeto educativo; relatório monográfico; atividade didática; unidade didática; plano de aula; materiais didáticos para aula.

Seleção de Monitor/a para o Projeto “Educação de Jovens e Adultos (EJA): teorias e práticas pedagógicas”

Número: 
SSEA0021 - Seleção Monitoria
Tipo: 
Órgão responsável: 
Telefone do responsável: 
41988247425
Errata: 
Não
Descrição: 

O projeto dirige-se ao atendimento extraclasse de estudantes do curso de Pedagogia e demais licenciaturas da UFF que cursam um conjunto de disciplinas (obrigatória e optativas) da área de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do departamento SSE. Seu foco é o acompanhamento das aulas e a orientação de atividades exigidas pelas disciplinas dessa área de ensino. A EJA é uma modalidade de ensino da educação básica, devendo fazer parte da formação do docente o reconhecimento de sua especificidade (Parecer CNE/CEB 11/2000).

Seleção de Monitor/a para o Projeto “Os espaços escolares e suas diferentes (geo)grafias”

Número: 
SSEA0005 - Seleção Monitoria
Tipo: 
Órgão responsável: 
Telefone do responsável: 
41988247425
Errata: 
Não
Descrição: 

O presente projeto encontra-se vinculado as disciplinas dedicadas ao estágio docente em Geografia, em especial, a Pesquisa e Prática Educativa -PPE- I e III e tem como um dos objetivos conhecer, compreender e cartografar os espaços escolares e suas diferentes (geo)grafias, entendidas aqui, enquanto suas formas e conteúdos espaciais. Faz parte do projeto, ainda, identificar os principais desafios enfrentados pelos professores em relação a organização/planejamento/avaliação dos conteúdos geográficos.

Seleção de Monitor/a para o Projeto “Os espaços escolares e suas diferentes (geo)grafias”

Número: 
SSEA0005 - Seleção Monitoria
Tipo: 
Órgão responsável: 
Telefone do responsável: 
41988247425
Errata: 
Não
Descrição: 

O presente projeto encontra-se vinculado as disciplinas dedicadas ao estágio docente em Geografia, em especial, a Pesquisa e Prática Educativa -PPE- I e III e tem como um dos objetivos conhecer, compreender e cartografar os espaços escolares e suas diferentes (geo)grafias, entendidas aqui, enquanto suas formas e conteúdos espaciais. Faz parte do projeto, ainda, identificar os principais desafios enfrentados pelos professores em relação a organização/planejamento/avaliação dos conteúdos geográficos.

Seleção de Monitor/a para o Projeto “Literatura Infantil e Pedagogia: elementos para uma formação humana e responsável”

Número: 
SSEA0011 -Seleção Monitoria
Tipo: 
Órgão responsável: 
Telefone do responsável: 
41988247425
Errata: 
Não
Descrição: 

O projeto tem por objetivo central qualificar a formação da/o monitora/or do curso de Pedagogia nas disciplinas Educação Infantil e Pesquisa e Prática Educativa II, considerando os preceitos preconizados na LDBEM 9394/96, nas DCNEI/2010 e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (Resolução, n. 2/2015), em cotejo à prática da leitura de literatura infantil na formação em Pedagogia.

Seleção de Monitor/a para o Projeto “Pesquisa e Prática de Ensino de Ciências Biológicas: construindo saberes para a docência”

Número: 
SSE0003 - Seleção Monitoria
Tipo: 
Órgão responsável: 
Telefone do responsável: 
41988247425
Errata: 
Não
Descrição: 

A monitoria se caracteriza por um conjunto de atividades compartilhadas entre monitores/as e professoras no sentido de subsidiar experiências pedagógicas desenvolvidas com licenciandos de Ciências Biológicas, potencializando processos de ensino-aprendizagem e promovendo um crescimento conjunto de natureza teórico- prática de todos os envolvidos. O Projeto visa a construção, por parte das/os monitoras/es, de saberes e práticas próprias do trabalho docente, promovendo um crescimento crítico e reflexivo que considere os condicionantes e imperativos da profissão.

Seleção de Monitor/a para o Projeto “Geografia Escolar: Confluências com a Educação Ambiental e Museal”

Número: 
SSEA0020 - Seleção Monitoria
Tipo: 
Órgão responsável: 
Telefone do responsável: 
41988247425
Errata: 
Não
Descrição: 

À geografia escolar importa identificar as instituições e sujeitos que produzem e tensionam o espaço escolar e demais espaços de formação. Ela potencializa o debate acerca das territorialidades vividas dos jovens ao ser produzida nas frestas da academia e da escola em que experiência docente, discente e diálogos com as políticas públicas curriculares ganham centralidade.

Palavras-chave: 

Páginas